Desejo Realizar uma Análise Técnica

Por que realizar um laudo técnico do seu café e qual seu objetivo?

O objetivo é avaliar e documentar formalmente todas as observações sobre o café inspecionado. O Laudo SCA é regulamentado pela própria associação, reconhecida como autoridade mundial em cafés especiais, destinando-se à avaliação rigorosa de cafés destinados à comercialização internacional de cafés especiais.

A Savassi Análise Técnica se destaca pela total transparência, imparcialidade e ausência de conflitos de interesses, uma vez que não comercializa nem produz café.

Geralmente, esses laudos podem ser acompanhados por uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, proporcionando respaldo jurídico para ambas as partes e exercendo função arbitral em casos de descumprimento em processos de comercialização do café.

Para aqueles que buscam valorizar seus cafés, a Savassi Análise Técnica oferece a emissão de laudos físicos e sensoriais utilizando as metodologias COB (Classificação Oficial Brasileira) e SCA (Specialty Coffee Association), garantindo a autenticidade das informações e características reais dos produtos analisados.

O que é um laudo emitido pela Classificação Oficial Brasileira?

O Laudo COB, destina-se a produtores que desejam determinar a categoria e classificação específicas de seus cafés. A Savassi Análise Técnica fornece um laudo detalhado e emite um documento formalizado ao produtor, descrevendo as características reais observadas em seu café. Esse laudo pode ser utilizado como um instrumento de qualidade em processos de negociação comercial, especialmente quando evidencia características favoráveis de qualidade, seja ela física ou sensorial.

 

O que é um laudo emitido pela metodologia SCA – Specialty Coffee Association?

O laudo SCA segue o protocolo da Specialty Coffee Association (SCA), compartilhando em grande parte os objetivos do Laudo COB, mas com critérios avaliativos distintos. As características analisadas são essencialmente as mesmas em ambos os laudos, diferenciando-se pela metodologia de avaliação e as equivalências observadas.

No Laudo SCA, a classificação sensorial não é baseada em nomenclaturas de bebidas, como no Laudo COB, mas sim em uma classificação numérica em uma escala de até 100 pontos. Essa pontuação final reflete a soma de todos os atributos avaliados por um árbitro, seguindo os critérios do protocolo da SCA. Esses atributos indicam os índices de qualidade em cada característica analisada, como fragrância, aroma, sabor, finalização, acidez, corpo, uniformidade, balanço, doçura, ausência de defeitos e a nota geral atribuída pelo árbitro especialista Q-Grader.

Ao receber clientes interessados em emitir laudos para seus cafés, a Savassi realiza uma análise crítica inicial para identificar a finalidade da avaliação e orienta sobre qual laudo atenderá às suas necessidades.

Se você é produtor ou comerciante de cafés, especialmente na linha de cafés especiais, entre em contato com a Savassi Agronegócio por meio de sua equipe de Análise Técnica para esclarecer todas as dúvidas e determinar o melhor Laudo Técnico que confirmará a qualidade do seu café, alinhado aos seus objetivos de mercado e comércio.

Documentos

Esse Serviço não possui documentos relacionados.