UTZ

Na língua Maia "Quiché", o termo "UTZ Kaphe" significa “bom café”, mas a importância da certificação vai muito além. Com o discurso de consciência e responsabilidade no campo, ela surgiu em 1997 visando garantir sustentabilidade e melhores oportunidades para quem produz, para suas famílias e, também, para o planeta. A proposta do programa permite “melhores colheitas, mais renda e melhores oportunidades ao preservar o ambiente e proteger os recursos naturais da Terra”.

Criada por Nick Bocklandt (produtor da Guatemala), e Ward de Groote (torrefador alemão), o objetivo é capacitar produtores e melhorar condições de trabalho em fazendas, além de garantir a sustentabilidade e o bem-estar de trabalhadores, que também é foco desta certificação.

Para o produtor ter acesso a este selo é importante respeitar alguns pontos defendidos como o uso eficiente de água, terra e fertilizantes. Também é importante adotar práticas conscientes de plantio, segurança e conforto a trabalhadores, pagamentos de acordo com as políticas de cada país, respeito a áreas preservadas, entre outros detalhes.

A UTZ é um programa de Certificação mundial para a produção e o fornecimento de cacau, café e chá responsável . A UTZ assegura a qualidade social ambiental na produção desses produtos.

O Programa UTZ oferece segurança para toda a cadeia do agronegócio, da produção e do fornecimento de produtos responsáveis para mercados competitivos e exigentes.


DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

UTZ

UTZ CADEIA DE CUSTÓDIA

UTZ CÓDIGO DE CONDUTA