4C

O Código Comum da Comunidade Cafeeira - 4C nasceu na Alemanha em 2007 com o objetivo de valorizar e dar suporte ao setor. A logomarca “4C” representa o processo de verificação e melhoramento contínuo na produção cafeeira; envolve todas as cadeias da produção e garante maior sustentabilidade e uniformidade do café desde a fazenda até sua xícara. Resumindo, uma equipe de profissionais especializados acompanha, orienta e mostra novidades para os agricultores que vivem do café.

Trata-se de uma forma de melhorar a qualidade dos grãos de diferentes partes do mundo e incluir todos os produtores interessados em aumentar a produtividade com qualidade, respeitando a natureza. Ele é baseado em sustentabilidade e, para isso equilibra desenvolvimento, meio ambiente e economia.

O programa 4C não é um selo de certificação, mas pode agregar valor ao produto e facilitar a comercialização do mesmo no mercado. A experiência foi tão positiva que, quatro anos depois, ele ganhou outros territórios no mundo: Colômbia, Brasil, Uganda, Kênya, Tanzânia, Vietnam, Indonésia, Guatemala, Costa do Marfim, México, Equador e Zâmbia.

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS