O CENÁRIO POLÍTICO E O MERCADO DO CAFÉ.

Postado em 18/10/2018 18:07:10 em Conteúdos



Todos sabem que o país atravessa uma das mais complexas eleições políticas da sua história. Basta acompanhar os noticiários na TV, internet, ou até mesmo as redes sociais, que percebemos que o assunto do momento é a política, mais propriamente dito, as campanhas eleitorais presidenciais. 

Por um lado, isso tem sido um fator no mínimo interessante, pois o brasileiro nunca havia se interessado por política tanto como agora. Mas será que toda essa movimentação política tem gerado resultados positivos em outras áreas da vida? 


Estamos há pouco menos de duas semanas para conhecermos quem irá governar o Brasil nos próximos 4 anos. E diante disso, resolvemos pesquisar Brasil afora, como anda o mercado do café diante desse cenário, o quais as perspectivas cafeeiras no último trimestre do ano de 2018.


O site Canal Rural publicou no último dia 9, a informação de que o café apresenta recuperação significativa no mercado internacional. De acordo com eles, o preço do grão vinha sofrendo grandes quedas nas últimas semanas. (Acesse a matéria)


O site Notícias Agrícolas publicou no mesmo dia 9, a notícia de que a Bolsa de Nova York teve alta de mais de 100 pontos naquele dia, e atingiu as máximas adquiridas em junho. (Acesse a notícia)


O mesmo site havia publicado um dia antes, em 8 de outubro, a informação de que o dólar havia caído mais de 2% e a Bolsa de Nova York fechara a sessão daquele dia com alta de mais de 300 pontos. Por isso que com os 100 pontos de alta no dia posterior (9 de outubro), a Bolsa do café atingiria um pico máximo, desde junho que estava em queda. (Veja aqui a notícia


Se pararmos para prestar atenção em um detalhe, perceberemos que esta movimentação toda ocorrera após a definição do primeiro turno das eleições. E não é uma coincidência! 


Nós que ministramos o curso COM – COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ através da Savassi Capacitação, sabemos o quanto o mercado financeiro do café sofre influências diretas, advindas das articulações políticas. O café é uma das principais commodities mundiais, e no Brasil, só perde para o Petróleo em termos de valores econômicos. 


E conforme os rumos que a administração pública vai tomando, de acordo com especulações e previsões de pesquisas, o mercado cafeeiro vai sofrendo suas altas e baixas, se adequando conforme as perspectivas do mercado financeiro. 


Uma coisa é certa: investidores do mundo inteiro parecem responder com desconfiança e não acreditar no atual cenário de governo, pois os números comprovam a recessão que não só o café, mas todos as commodities nacionais. 


Agora resta saber se o novo destino que o país tomará em termos de administração pública será benéfico ou não para o mercado do café. E independente de quem chegar lá, a nossa esperança, assim como a de todos os produtores cafeeiros, comerciantes e investidores, é de que se faça uma boa política, visando o crescimento contínuo deste mercado que tem colhido tantos frutos positivos para o país. 


De toda forma, é esperar para ver!



*****



*A Savassi agronegócio acredita que o voto consciente que iremos melhorar cada vez mais o nosso país. A participação responsável de todos é necessária. Por isso, é importante votar consciente, independente em que for e torcer para que qualquer um que chegar lá, governe o país para todos. Somos uma empresa orgulhosamente brasileira e acreditamos na força do nosso país!




Compartilhe

Comentários