AUDITORIA EM EMBARQUE DE CAFÉ

Postado em 10/09/2018 18:40:47 em Análise Técnica



Em 2017, publicamos aqui no Blog da Savassi uma matéria especial falando sobre Auditoria em Embarque de Produtos


A Savassi Agronegócio através do seu Departamento de Análise Técnica, possui todo o preparo técnico necessário para auditar o embarque de vários tipos de produtos agrícolas, principalmente quando se trata de grãos, como milho e soja. Contudo, na matéria de hoje, iremos abordar especificamente sobre o embarque de café, que é o produto “carro chefe” da Savassi. 


Sabemos que o café, assim como qualquer outro produto natural comercializado, pode perder parte de suas características originais que foram identificadas no início da comercialização. Isso se deve a vários fatores, como: forma de estoque, recipiente, armazenagem, transporte ou até mesmo adulteração. 


Em um processo de negociação, tanto o produtor quanto o Trader* precisam ter a garantia de que o produto comercializado chegará ao destino final mantendo suas características originais inalteradas. E é justamente aqui que entra o trabalho de auditoria de embarque, onde os auditores avaliarão ambas as partes para garantir que o produto comercializado de fato chegou até o seu destino final com as mesmas características de quando foi comprado.


Hoje em dia, há pelo menos três formas de embarcar o café para exportação. São elas:


Big Bags (Bolsões)

Desenvolvidos em polipropileno, os Big Bags têm a capacidade que equivale a 20 sacas de café. Hoje tem sido o mais utilizado no mercado.


Sacaria de juta de 60 kg

São as sacas tradicionais de café, mais antigas. Muitos produtores ainda exportam seus cafés em sacas, apesar de que como foi dito, os Big Bags tem se tornado a preferência pela capacidade. Porém alguns acreditam que a sacaria mantém mais as características originais do café. Particularmente falando, a Savassi Análise Técnica desconhece essa informação, e não constata a veracidade dessa alegação, tecnicamente falando.


Container a granel

São containers específicos para o transporte do café. Forrados com madeira especial e acondicionados com um “Liner Bag” (mesmo material utilizado no Big Bag, feito em polipropileno). Estes containers possuem capacidade equivalente a 360 sacas. Em se tratando de exportação (exterior), onde o transporte é geralmente feito por navios cargueiros, este processo é o mais utilizado hoje em dia, por ser o que mais minimiza os custos de transporte.


UM MERCADO MULTIBILIONÁRIO


O Brasil lidera a produção mundial de café. E tudo que é produzido, obviamente tem que ser comercializado. E consequentemente, tudo o que é comercializado, precisa ser transportado.


Ao analisar esta lógica, percebemos que o café não é somente um mercado multibilionário pelo produto em si, mas também por todos os serviços que o envolve direta ou indiretamente. 


Só para se ter uma ideia, de acordo com o site Valor Econômico em matéria publicada no dia 10 de agosto de 2018, o embarque de café rendeu US$ 2,6 bilhões até junho de 2018 (link da matéria).


Um dia antes, no dia 9 de agosto de 2018, o portal de notícias Terra, havia publicado uma matéria mostrando que o embarque de café verde do país cresceu 27,5% em julho (link da matéria)


Ou seja, percebemos que estamos tratando de um produto que definitivamente é um dos mais importantes commodities do mundo, e o valor que o café consegue agregar em todos os serviços que o acerca, são imensuráveis. 


Por isso, o trabalho de auditoria em estoque (veja a matéria) e embarque são trabalhos imprescindíveis tanto para o produtor que quer comprovar a qualidade do seu café,  quanto para o comprador que também quer constatar que está recebendo aquilo que foi negociado. 


A Savassi Análise Técnica presta Serviços de Auditoria no embarque do café, com os mais rigorosos procedimentos de inspeção e análise, para que a carga seja devidamente inspecionada. Nossos profissionais vão até a o embarque da sua carga para constatar todas as características de transporte, além de contar com um laboratório altamente equipado para dar suporte nas análises laboratoriais dos grãos.


A Savassi Agronegócio está na região do Cerrado Mineiro (Alto Paranaíba), mas atende em todo o território nacional.


Se você é Produtor ou Trader, conte com a auditoria da Savassi para o embarque do seu café. 


Clique aqui e fale com nossa equipe.



***


*Trader: negociante em inglês. No mercado de commodities, o Trader é o comerciante, pessoa ou entidade, especializado em finanças de negócios e mercados, que compra e vende instrumentos financeiros, como ações, títulos, commodities, derivativos e fundos mútuos, na qualidade de agente, hedger, arbitrage ou especulador.



Compartilhe

Comentários