A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA DE ESTOQUE E QUALIDADE NO AGRONEGÓCIO.

Postado em 25/08/2018 11:19:48 em Análise Técnica



Se você é um trabalhador diretamente no agronegócio, principalmente se é um produtor rural, agricultor ou até mesmo comerciante agrícola, provavelmente em algum momento, se viu obrigado a realizar auditoria de estoque para garantir a qualidade dos seus produtos.  Realizar uma inspeção dos produtos e conferir se eles estão sendo devidamente armazenados é uma rotina praticamente obrigatória nesse ramo de negócio. Porém, esta é uma tarefa que pode não ser tão simples quanto parece. Vamos saber por que?


Periodicidade


Muitos gestores do agronegócio optam por realizar a auditoria de estoque em uma periodicidade instável, o que não é muito favorável. Como assim?


Vamos explicar! Por exemplo, você que é gestor do agronegócio, já se atentou para importância em realizar um inventário periódico dos seus produtos estocados?


Veja bem; o inventário é a atividade por meio da qual os gestores fazem toda a conferência e contagem dos produtos disponíveis em estoque e checam os resultados, comparando com o que é informado no controle. Assim sendo, é indispensável inventariar todos os produtos em armazenamento, para organizar todo o processo de gestão de estoque e qualidade no agronegócio, pois assim o gestor poderá garantir informações concretas quantitativas, o que provavelmente proporcionará uma redução de perdas e orientação para destinar o investimento no insumo correto em cada momento.


Local


Aqui a pergunta é simples e direta: será que o local destinado a armazenar os seus produtos continua sendo o melhor para tal finalidade? 


Preste muita atenção aqui, pois é aqui que muitos caem em armadilha! O local de armazenamento é talvez o “tendão de Aquiles” dos produtores e comerciantes, e isso é fácil de explicar! 


Sabemos que toda estrutura predial sofre degradações ao longo do tempo, surgindo assim diversas avarias que podem influir diretamente nos produtos em estoque. Como você garantirá que o armazém que estoca seu produto não tem uma telha furada ou vidraça quebrada, desprotegendo o seu produto da entrada de chuva e umidade? Como você saberá que não foi aberta nenhuma brecha natural que sirva de passagem para bichos que poderão colocar todo o seu produto a perder? 


Todo expert em gestão de estoque no agronegócio sabe que os itens estocados representam dinheiro e, assim como qualquer valor, precisam ser muito bem guardados.


Seguir as regras sanitárias para o melhor armazenamento, e garantir que o espaço físico não está deteriorado e comprometido, são pautas fundamentais que devem ser tratadas periodicamente.


O Auditor


De acordo com o site catho.com.br, um dos maiores sites nacionais de vagas de empregos, profissões e carreiras, o Auditor de Estoque e Qualidade realiza auditoria de estoques, controla inventário e movimentação de materiais e analisa divergências ou conformidade no cumprimento dos procedimentos estabelecidos, a fim de contribuir para padronização dos processos e aplicar medidas preventivas e corretivas para manter a integridade financeira e física do patrimônio.

 

E por que é importante contratar este serviço?


Acreditamos que por tudo o que foi falado até aqui, já é o suficiente para mostrar a importância que tem para Gestores do Agronegócio contratar os serviços de Auditoria de Estoque e Qualidade nas cooperativas e armazéns onde estão estocados seus produtos.


A Savassi Agronegócio, por meio do seu departamento SAVASSI ANÁLISE TÉCNICA conta com uma equipe altamente preparada para realizar um processo minucioso de auditoria de estoque e qualidade, baseado em metodologias internacionais. Os auditores da Savassi Análise Técnica são todos registrados no CGCRE do INMETRO e autorizados a realizar os processos de auditoria, assim como credenciados junto ao MAPA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal.


Com a auditoria da Savassi, o seu estoque passará por: 


  • Avaliação do Local de armazenagem e inspeção da qualidade do espaço
  • Inspeção da quantidade estocada
  • Inspeção e comparativo do estoque registrado (virtual) com o estoque físico a partir do lançamento do ajuste no sistema, para ver se batem
  • Análise dos procedimentos de recebimento
  • Análise dos procedimentos de distribuição e liberação de mercadorias
  • Avaliação dos procedimentos de armazenamento
  • Perícia da quantidade de dias em estoque


Para saber mais sobre os serviços de Auditoria de Estoque e Qualidade da Savassi entre em contato com nossa equipe técnica e agende uma reunião, para que possamos conhecer a sua realidade e prestarmos um serviço de qualidade e eficiência.


A Savassi Agronegócio é uma empresa com sede em Patrocínio MG (Região do Alto Paranaíba).  Atende em todo o território nacional através dos serviços de Certificação e Análise Técnica, como também a nível internacional, através dos cursos da Savassi Capacitação.


Se você chegou até aqui diretamente pelo Blog da Savassi, viste nosso site e conheça melhor nossos serviços.


Compartilhe

Comentários